sexta-feira, 23 de março de 2012

SAMU EM AÇÃO!

O SAMU de Esperantina irá completar, na próxima semana, 6 meses de funcionamento.

Mais de 300 atendimentos já foram realizados, na zona urbana e rural,  na qual incluem: acidente de moto, acidente de carro, urgências clínicas, crise psiquiátrica, crise convulsiva, gestante em trabalho de parto, entre outros.

Atuando 24 horas, finais de semana, feriados, na chuva, no sol, enfim,  nossos socorristas estão sempre a disposição de quem precisa de socorro.

PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O SAMU 192 ESPERANTINA!!!

veja alguns registros:






segunda-feira, 19 de março de 2012

Central de Regulação do SAMU instala Sistema de Gestão de Ocorrências



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí, passa a usar a partir do próximo semestre, o Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO) que atenderá primeiramente 45 municípios do estado. O sistema, dentre outros benefícios, proporciona a redução do tempo de atendimento aos pacientes do interior que acionam o ‘192’.

O SGO foi cedido pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), que assinou um termo de cooperação técnica com a Secretária Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi).

De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, o SGO vai melhorar qualitativamente os atendimentos via telefone. “Sairemos da era do papel e entraremos no mundo da globalização. Com o SGO, poderemos ter relatórios diários, montar estatísticas no fim do dia e mensalmente, para assim sabermos como atuamos melhor em cada região do estado”, explica.

O SGO possibilita o maior detalhamento da ocorrência, através do preenchimento de campos como “Natureza da ocorrência” e “Classificação de risco” (de acordo com normativa do Ministério da Saúde) além de permitir o acompanhamento em tempo real das ocorrências, para auxiliar na tomada de decisões pela equipe e o mapeamento das localidades com maior freqüência de ligações para o SAMU.

terça-feira, 13 de março de 2012

SAMU REALIZA BARREIRA EDUCATIVA NA PI 113



O SAMU 192 Esperantina em parceria com a Polícia Militar realizou na manha de hoje, 11, uma barreira educativa na qual abordou diversos motoqueiros e motoristas com intuito de orientar e educar a respeito da prevenção de acidentes.

Vale ressaltar que a referida estrada, que liga Esperantina a Cachoeira do Urubu, tem acontecido muitos acidentes envolvendo motocicletas.

Após a barreira a equipe do SAMU se deslocou ao parque ecológico, continuando o trabalho educativo com os presentes no local.

sábado, 10 de março de 2012

Morte de mulheres em acidentes com motos aumenta 31 vezes

Embora os homens sejam maioria nos acidentes fatais com motocicleta na Região Sudeste (90%), a quantidade de mulheres que perdem a vida nesse tipo de acidente vem aumentando cada vez mais. O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revela que, de 1996 a 2010, a quantidade de vítimas fatais do sexo feminino em acidentes com motocicletas subiu de 10 para 313 pessoas no Sudeste, aumentando 31 vezes. São Paulo, com 139 óbitos, e Minas Gerais, com 81, foram os estados com maior registro de mortes de mulheres por causa de acidentes em motocicletas (ver tabela) em 2010.

No Brasil, do total de pessoas que perderam a vida em acidentes com motocicleta, 90% são do sexo masculino. Porém, o número nacional de vítimas fatais do sexo feminino em acidentes com motocicletas cresceu 16 vezes de 1996 a 2010, enquanto o número de homens que morreram nesses acidentes aumentou 13 vezes no mesmo período.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estatísticas SAMU mês de fevereiro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 Esperantina, informa a toda a população de Esperantina as estatiscas referente ao mês de feveiro. 

Vale a pena resaltar a grande quantidade de atendimentos relacionado a acidentes envolvendo motocicleta. Com isso, SAMU continuará durante os próximos dias com as barreiras educativas, assim como uma campanha nas esolas e na comunidade concientizando toda a população a respeito dos acidentes envolvendo motocicletas.


URGÊNCIAS CLÍNICAS - 26

URGÊNCIAS TRAUMÁTICAS -24

URGÊNCIAS OBSTÉTRICAS - 03

URGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS - 09


TOTAL DE ATENDIMENTOS: 62