segunda-feira, 19 de março de 2012
Central de Regulação do SAMU instala Sistema de Gestão de Ocorrências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí, passa a usar a partir do próximo semestre, o Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO) que atenderá primeiramente 45 municípios do estado. O sistema, dentre outros benefícios, proporciona a redução do tempo de atendimento aos pacientes do interior que acionam o ‘192’.
O SGO foi cedido pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), que assinou um termo de cooperação técnica com a Secretária Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi).
De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, o SGO vai melhorar qualitativamente os atendimentos via telefone. “Sairemos da era do papel e entraremos no mundo da globalização. Com o SGO, poderemos ter relatórios diários, montar estatísticas no fim do dia e mensalmente, para assim sabermos como atuamos melhor em cada região do estado”, explica.
O SGO possibilita o maior detalhamento da ocorrência, através do preenchimento de campos como “Natureza da ocorrência” e “Classificação de risco” (de acordo com normativa do Ministério da Saúde) além de permitir o acompanhamento em tempo real das ocorrências, para auxiliar na tomada de decisões pela equipe e o mapeamento das localidades com maior freqüência de ligações para o SAMU.
Treinamento das equipes
O treinamento dos 25 funcionários (radiooperadores e telefonistas) do SAMU Estadual começa nesta segunda, 19, às 14 horas, na Central de Atendimento, localizada na Rua Jiló, Vila São Raimundo, zona sul de Teresina. Na próxima semana médicos e enfermeiros passarão pelo treinamento.
A previsão é que até o final deste semestre as equipes já estejam atuando com o auxilio do Sistema de Gestão de Ocorrências.
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